Coronavirus e preços da castanha


O surto de coronavírus na China pode não ter impactado diretamente o mercado doméstico de caju na Índia. No entanto, seu impacto no comércio de caju do Vietnã é um fator preocupante para os processadores de amêndoa de castanha de caju (ACC) na Índia.

Enquanto os preços da castanha in natura estão caindo no mercado global, o grande estoque que os processadores indianos compraram a preços mais altos é motivo de preocupação. Destacando o impacto do surto de coronavirus no setor do caju do Vietnã, K Prakash Rao, presidente da seção de Mangaluru da Confederação da Indústria Indiana (CII) e processador de ACC, disse à BusinessLine que de 20 a 22% da ACC vietnamitas foram consumidos na China antes do surto de coronavírus. Isso ajudou o Vietnã a obter um bom valor do mercado chinês.

No entanto, após o surto de coronavírus, o Vietnã no momento não conseguido vender ACC à China e está preso a enormes estoques sem comercialização. Referindo-se à situação acima, Walter D´Souza, ex-presidente do Conselho de Promoção de Exportações de Caju da Índia (CEPCI) e processador de ACC de Mangaluru, disse à BusinessLine que o Vietnã precisava encontrar um mercado alternativo imediatamente. Como resultado, foi forçado a baixar os preços da ACC em mercados como os EUA e a Europa.


Comentários