Moçambique busca soluções para vender a sua castanha


O Instituto Nacional do Caju de Moçambique (Incaju) está buscando mercados alternativos, incluindo o mercado interno, para superar o problema causado pelo governo indiano, que aumentou o imposto sobre as importações de castanha de caju de 45% para 70%. A Índia é um dos principais destinos da castanha in natura moçambicana.

Lúcia António, chefe do setor Industrial de Incaju, afirma que a indústria de caju moçambicana está enfrentando dificuldades devido à esta decisão.  “Para minimizar o impacto da queda nas exportações moçambicanas na economia do país, o Incaju está buscando outros mercados, promovendo o uso na indústria de alimentos, para produzir farinha, leite e manteiga, entre outros produtos, além de cosméticos”, complementa.

Paralelamente, o governo moçambicano está avaliando com a Índia a possibilidade de assinar um acordo comercial extraordinário para colocar no mercado amêndoas quebradas no mercado, sob um esquema de cotas.

A castanha de caju é uma importante fonte de moeda estrangeira para Moçambique e é exportada tanto in natura como processada. Entre 2017 e 2019 foram exportadas mais de 80.000 toneladas de castanha in natura e o país faturou US $ 116 milhões (76% do total foram para a Índia e 24% para o Vietnã). No mesmo período, foram exportadas 24.000 toneladas de castanha de caju processada, gerando uma receita de US $ 155 milhões. As castanhas de caju processadas em Moçambique foram enviadas para a Europa (36%), Estados Unidos (30%), Líbano (9,0%), África do Sul (9,0%), Vietnã (10%) e Índia (6,0%).

Comentários