Mercado mundial de ACC esboça reação


Alheias à pandemia do Covid-19, as importações de amêndoa de castanha de caju (ACC) dos dois principais mercados, Estados Unidos e Europa, em janeiro e fevereiro, aumentaram 16,2% e 13,8%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2019. A tendência continua em março se considerarmos as estatísticas de exportação do processador líder mundial, o Vietnã.

De fato, de acordo com as estatísticas alfandegárias, as exportações de amêndoas aumentaram 9%, para 94.728 toneladas no primeiro trimestre de 2020. Os aumentos mais significativos são para o Canadá (+ 57%), os Países Baixos (+ 54%), Alemanha (+ 39%), Estados Unidos (+ 35%), mas também Japão e Emirados Árabes Unidos, mas as quantidades são menores, cerca de 1.000 toneladas contra 34 500 toneladas para os Estados Unidos. Por outro lado, para a China, que é um dos três principais destinos das amêndoas vietnamitas, as exportações caíram 39%, para 6.569 toneladas. No entanto, os chineses estão comprando novamente.

Com a demanda sustentada, os preços da ACC estão subindo. Segundo a agência N'kalô, a indústria asiática está lentamente começando a fazer pedidos de castanha de caju in natura de países africanos.

O mercado, portanto, aparenta que dará uma guinada ascendente. Ainda segundo N'kalô, "mesmo que o aumento de preços permaneça moderado nas próximas semanas, porque os produtores mantêm grandes estoques e a oferta permanecerá significativa pelo menos até meados de maio, um aumento de preço acentuado no final da temporada parece cada vez mais provável ”.

Comentários