Comportamento de clones de cajueiro anão ao Oídio


Na atualidade o oídio é o principal problema fitopatológico do cajueiro, prejudicando a produção de castanha e pedúnculo. Isto fica muito evidente no Boletim de Pesquisa "Comportamento de Clones de Cajueiro-anão ao Oídio e o Dano em Flores e Maturis", recém publicado pela Embrapa Agroindústria Tropical, que tem como autor principal Ítalo Emerson Trindade Viana (UFC).

A publicação contém os resultados de um trabalho que teve por objetivo avaliar o comportamento dos clones de cajueiro-anão ‘BRS 226’, ‘BRS 265’ e ‘EMBRAPA 51’ em condições epidêmicas e o dano do oídio sobre flores e maturis. Para isto, os pesquisadores conduziram um experimento no Campo Experimental da Embrapa, em Pacajus, Ceará, no período de setembro a novembro de 2018. O clone ‘BRS 226’ foi o menos suscetível à doença, enquanto o clone ‘Embrapa 51’ apresentou as piores respostas quanto ao ataque do oídio, inclusive com danos de 75% e 80% em flores e maturis, respectivamente.

O clone ‘BRS 265’ apresentou respostas intermediárias ao ataque da doença. As variáveis de doença correlacionaram-se positivamente com o dano nas flores e negativamente com o número de flores totais. Os resultados sugerem que o clone ‘BRS 226’ apresenta resistência ao oídio e pode ser uma estratégia de cultivo para regiões onde a doença atinge níveis epidêmicos.

Quer saber mais detalhes deste trabalho? Clique aqui para acessar a publicação na íntegra. Desfrutem bem o domingo (se puderem, fique em casa).

Comentários