Mercado internacional de amêndoa de castanha de caju



Os EUA representavam antes do surto do vírus Covid-19 30% do mercado de amêndoa de castanha de caju (ACC) das empresas vietnamitas, a União Europeia e outros países detinham 56% e a China, mais de 14%. Embora seja responsável por uma pequena proporção, a China tem desempenhado um papel importante ao impactar os preços de outros mercados já há algum tempo. A estabilidade no preço da ACC no mercado chinês é um contrapeso que contribui para manter os preços nos demais mercados.

Sob outra perspectiva, de acordo com a análise de um especialista no mercado internacional do caju, uma 'desordem mental' está dominando o mercado internacional do caju, já que o surto de Covid-19 vem provocando mudanças inesperadas. A China é um mercado importante, mas representa apenas 10% do consumo global de ACC. Além disso, todos os anos, o número de mercadorias importadas para a China, das quais mais de 90% são importadas do Vietnã, também diminui significativamente em fevereiro e março, após o pico de consumo por ocasião do Ano Novo lunar.

Talvez ainda seja cedo demais para entrar em pânico. Se a pandemia durar mais alguns meses, seus impactos serão devastadores. Mas se a pandemia for controlada no final de março, seus impactos no consumo de ACC na China e no mundo não serão significativos.

Comentários