Coronavirus e preços globais da castanha de caju


A Índia pode se beneficiar do colapso nos preços globais da castanha in natura, à medida que o coronavirus (Covid-19) impacta o consumo de ACC na China. Atualmente, para atender a demanda da indústria local, a Índia importa mais de 60% de de castanha in natura, principalmente dos países africanos. A queda do consumo na China levou a um excesso de oferta de castanha in natura, empurrando os preços para baixo.

A longo prazo, é provável que a Índia processe e consuma mais, de acordo com K Prakash Rao, MD da Kalbavi Cajus. Mas ele não compartilha o mesmo nível de otimismo em relação à exportação. As exportações de ACC da Índia caíram nos últimos anos com a intensa concorrência do Vietnã.

O Vietnã tem dominado a arena global do negócio caju, já que o país pode vender mais barato, mantendo o custo baixo por meio do processamento mecanizado. O ponto fraco é que o país praticamente não tem consumo doméstico, o que põe em cheque a sustentabilidade uma atividade que baseia-se apenas nas exportações, especialmente diante de crises como a vivenciada atualmente com o coronavirus.

Lições para o negócio caju no Brasil, especialmente no tocante ao estímulo do consumo interno. Tecla, aliás,  que temos batido constantemente neste Blog.

Comentários