Índia busca proteção para a indústria da castanha


Para proteger a indústria de caju indiana, o Conselho de Promoção das Exportações de Caju da Índia (CEPCI) solicitou ao governo a proibição da importação de todos os tipos de amêndoa de castanha de caju (acabados e semiacabados), incluindo a categoria despeliculada, e que limite os incentivos à exportação de produtos que sofreram transformação na Índia.

Segundo RK Bhoodes, presidente da CEPCI, "atualmente, grandes volumes de amêndoas semi-acabadas são despejados na Índia sob o regime de autorização prévia e preferência tarifária, isenta de impostos dos países africanos, fazendo uso de incentivos à exportação e redução de impostos e taxas nos países de origem. Isso tem tornado o processamento de castanha na Índia totalmente inviável. "

A indústria indiana de processamento de castanha atravessa uma crise sem precedentes, cujas exportações registram um declínio de 43,19% em volume e 48,52% em valor em 2017-2018. Tal declínio é associado a um aumento na importação de amêndoas. Para se ter uma ideia, apenas 50% da demanda doméstica é atendida pela Índia e o restante é importado de países africanos.

Comentários