Vietnã: U$ 3,7 bi em exportações de amêndoa em 2018

A indústria de processamento de castanha do Vietnã, segundo previsões da Associação de
Cajucultores do Vietnã (Vinacas), continuará a enfrentar dificuldades no processamento e comercialização de amêndoa de castanha de caju (ACC) no próximo ano. 

Quanto aos preços, ainda segundo a Vinacas, devem permanecer inalterados a partir de agora até março/abril de 2019. Este ano, os comerciantes e processadores de na Europa e nos EUA não importaram tanta castanha in natura dos países estrangeiros quanto nos anos anteriores. Isso criou uma situação difícil para os exportadores de amêndoa vietnamitas.

Novos mercados
A Vinacas tem recomendado que os produtores locais busquem novos mercados para exportação em 2019. Ao mesmo tempo, a indústria local precisa melhorar a competitividade e atender aos padrões de higiene e segurança alimentar para atender aos requisitos de de exportação.

A Associação informou também que o Vietnã exportou 342 mil toneladas de ACC nos primeiros 11 meses do ano, faturando US $ 3,1 bilhões. Esses números subiram 5,9% em volume, mas caíram 3,1% em relação ao ano anterior.

O preço médio de exportação da ACC vietnamita em novembro atingiu US $ 7.865 por tonelada, queda de 7,2% em relação a outubro. Este preço nos primeiros 11 meses caiu 8% para US $ 9.115 por tonelada comparado com o ano anterior.

Principais compradores
Os EUA, a Holanda e a China continuam sendo os três maiores mercados de exportação para a amêndoa vietnamita, respondendo por 37,5%, 12,3% e 11,6%, respectivamente.

A Vinacas acrescentou que a demanda e os preços da ACC exportada para a China caíram significativamente, demonstrando que a China provavelmente ainda tem estoque suficiente para o próximo Ano Novo Lunar.

Apesar das dificuldades enfrentadas em 2018, o Vietnã deve faturar entre US $ 3,5 e 3,7 bilhões de dólares em exportações de amêndoa de castanha de caju este ano, de acordo com a Vinacas. (Fonte: Viet Nam News)

Comentários