Impacto mundial da Covid-19 no setor do caju


Segundo relatório recente da African Cashew Alliance, o impacto contínuo da Covid-19 na cadeia de suprimentos do caju ficou mais claro nas últimas duas semanas, com um efeito maior sobre a oferta do que na demanda. A oferta mundial disponível em 2020 será menor do que o esperado. 

O efeito sobre a oferta não se limita à África Ocidental. Na Índia, há relatos de que a castanha in natura não está chegando até às indústrias de processamento, como faria normalmente. Em Maharashtra, um importante estado produtor, estima-se que 40% da matéria-prima ainda esteja ao nível do produtor. Com a Índia em lockdown, não há certeza de que o transporte da castanha ocorrerá antes do período de monções ou mesmo se isto ocorrerá. Por sua vez, os relatórios da Guiné Bissau indicam que a disponibilidade de castanha pode ser inferior a 140.000 toneladas, em comparação com uma estimativa anterior de 200.000 toneladas. 

O balanço de oferta / demanda em 2020 permanece difícil de prever. Parece quase certo que a colheita será significativamente menor, sendo provável que a demanda por ACC deve permanecer estável nos países desenvolvidos. O saldo será decidido em mercados onde a distribuição enfrenta desafios em tempos de crise. 

Comentários