Extração do Óleo de Amêndoa de Castanha de Caju


A publicação técnica deste domingo tem como autor principal a pesquisadora Janice Ribeiro Lima (Embrapa) e detalha o processo de Extração do Óleo de Amêndoa de Castanha de Caju.

Segundo os autores, no processamento da castanha-de-caju, grande parte das amêndoas se quebra (40% no sistema mecanizado, 20% no manual). Apesar das amêndoas quebradas apresentarem a mesma composição das inteiras, seu preço é bastante inferior ao das inteiras. A extração do óleo a partir das amêndoas quebradas representa uma agregação de valor à cadeia do caju, pois o óleo, por apresentar qualidade sensorial diferenciada e alto valor nutricional, pode ser vendido como produto final, com maior valor agregado (foto de Janice Lima).

Quer saber mais? Clique aqui para baixar a publicação. Um bom domingo!

Comentários

Unknown disse…
Boa noite Dr Vítor Oliveira. Gostaria que me indicasse literaturas para quem quer iniciar um plantio de caju no sertão da Paraíba e onde eu posso adquirir mudas do mês 226 no RN ,estado fronteira com a PB.
AGRADEÇO informação
Vitor Oliveira disse…
Olá. Você pode acessar a seguinte publicação pela internet https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1052862/1/SPR16001.pdf
Com relação a viveiros de mudas de cajueiro, desconheço se existem na Paraíba. No Rio G. do Norte no município de Severiano Melo e Apodi você poderá encontrar vários viveiros que produzem mudas de caju.