Vietnã: produção de castanha não atende a demanda


O Vietnã tem cerca de 300.000 hectares de área cultivada com cajueiros e uma produção média de 350.000 a 400.000 toneladas de castanha por ano (rendimento médio de 1.166 a 1.333 kg/ha), que atende apenas 25 a 30% da demanda dos processadores do país. Em consequência, todos os anos o país importa mais de 1 milhão de toneladas de castanha de caju de muitos países, principalmente da África. No entanto, alguns países africanos planejam processar localmente a sua produção, o que pode vir a ser uma ameaça ao futuro da indústria vietnamita de processamento.

As principais áreas produtoras de castanha de caju no Vietnã são Dak Nong, Dak Lak, Binh Duong, Binh Phuoc, Tay Ninh, Long An, Kien Giang, Kon Tum, Gia Lai, Quang Nam, Quang Ngai, Binh Dinh, Phu Yen e Khanh Hoa, Ninh Thuan, Lam Dong, Binh Thuan e Dong Nai. Binh Phuoc responde por metade da produção de castanha de caju no país.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã, a capacidade de processamento da indústria vietnamita é de 1,8 milhão de toneladas de castanha por ano. O país possui 480 plantas de processamento de castanha e 20% delas possuem cadeias de processamento intensivas.

Comentários