Cajucultura indiana em crise



A profunda crise financeira e o aumento da dívida do setor da cajucultura atingiram um dos principais produtos na lista de exportações da Índia - o caju. As exportações de amêndoa de castanha de caju da Índia atingiram o menor nível nos últimos seis anos, chegando a US $ 644 milhões no ano fiscal de 2018-19. No ano anterior, o país exportou US $ 922 milhões. "O aumento das perdas devido ao alto custo de processamento da indústria do caju obrigou o fechamento de quase 80% das unidades de processamento em Kollam, um centro de produção de castanha de caju em Kerala", segundo afirmou S. Kannan, diretor executivo e secretário do Conselho de Promoção das Exportações de Caju da Índia (CEPCI). O fácil acesso à amêndoa de castanha de caju importada acabada ou semi-acabada também tornou mais difícil para a indústria indiana competir com o baixo custo de produção de seus concorrentes estrangeiros, acrescentou.

Para lidar com essa preocupação, o governo anunciou no início deste ano a alta do preço mínimo de importação da amêndoa de inteira e quebrada. A recente desaceleração na indústria do caju afetou não apenas a produção e as exportações, mas também os empregos de milhares de pessoas devido ao seu grande tamanho. A indústria indiana do caju é principalmente orientada para a exportação. Atualmente, existem cerca de 4.000 unidades de processamento em funcionamento na Índia, no setor formal e informal. A produção e a produtividade de castanha de caju são maiores no estado de Maharashtra, comum rendimento médio de 1.262 kg / ha. Andhra Pradesh e Odisha são os outros dois estados importantes na produção de castanha de caju na Índia.

A Índia é um grande exportador de amêndoa de castanha de caju e fatura um volume considerável de divisas estrangeiras; no entanto, o país produz pouco mais da metade de sua demanda e, portanto, depende muito da importação de castanha in natura dos países asiáticos e africanos para suprir a demanda da indústria.

Comentários