Moçambique: assistência integrada à cajucultura

Resultado de imagem para mapa de moçambique

As autoridades da província de Nampula, no norte de Moçambique (ver mapa), pretendem abrir este ano sete "pólos logísticos" para prestar assistência integrada aos produtores em toda a cadeia de valor da produção agrícola.

Estes pólos fornecerão serviços de assistência técnica, armazenamento e processamento destinados a produtores e comerciantes em cada uma das sete áreas, anunciou terça-feira o Diretor Provincial da Agricultura, Jaime Chissico, durante um seminário organizado pela Bolsa de Mercadorias de Moçambique (BMM).

O BMM, um órgão sob a supervisão do Ministério da Indústria e Comércio, iniciou uma série de reuniões esta semana na cidade de Nampula com funcionários do governo, produtores e comerciantes, para divulgar os serviços que oferece, essencialmente em intermediação em mercados agrícolas, para ajudar em marketing.

O cajueiro é a cultura de maior expressão econômica na província de Nampula, região de maior produção de castanha de caju do país, em crescimento 2015.

"Em 2015, 38 mil toneladas de castanhas de caju foram comercializadas em Nampula", disse Chissico, "mas nesta safra, o número é de 70 mil toneladas".

África dando exemplo na cajucultura.

Comentários