Piauí: previsão de 24,3 mil t de castanha

Segundo o primeiro Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - LSPA feito pelo IBGE para o Piauí, em 2019 o estado deverá produzir 24,3 mil toneladas de castanha de caju, com uma queda de 3,40% em relação a 2018. No tocante à área colhida haverá uma redução da ordem de 9,36%.

Ainda segundo o IBGE, a produção de castanha de caju no Piauí tem caído sobremaneira em razão da redução sistemática da área plantada, provocada principalmente pelo envelhecimento dos pomares, com a reposição insuficiente de mudas. Em termos de perfil do produtor do caju, percebe-se que eles são de porte médio (100 a 200 hectares) e pequeno (agricultura familiar), com um rendimento médio em torno de 350kg/ha. Com relação aos grandes projetos de produção de caju, estes estão sendo desativados em razão do baixo retorno do investimento, causado principalmente pelo fenômeno climático da seca.

Analisando-se o período de 2008 a 2017, a produção de castanha de caju apresentou uma redução de 57,42% na área colhida e uma redução de 69,58% na quantidade colhida do produto.

Amanhã, no Podcast da Cajucultura, faremos uma análise dos números apresentados pelo IBGE referentes à previsão para o Ceará, tanto para o cajueiro comum como para o anão precoce.

Comentários