Pio IX fatura R$ 10 mi com produção de caju

Piauí, região de Pio IX
Segundo informações contidas no trabalho “Cajucultura no Semiárido Piauiense: Sistemas Agrários e Dinâmica Espacial”, de Paulo Gustavo de Alencar, a partir de dados de 2016, o município de Pio IX (área em vermelho no mapa) teve uma área plantada de 18.487 hectares, uma produção de 3.327 toneladas e um faturamento de R$ 10,979 milhões.

Paulo Gustavo de Alencar afirma que o municipio de  Pio IX continua sendo o principal produtor de castanha do Estado, além de possuir a maior área colhida e valor da produção.

Cooperativismo como estratégia de desenvolvimento 

O pesquisador ressalta que o cooperativismo como estratégia de desenvolvimento da cajucultura na microrregião de Picos foi importante para recuperação da cajucultura com foco no beneficiamento de castanha, via criação da COCAJUPI. Acrescenta que a cajucultura é uma das principais atividades econômicas para o Piauí, pela geração de trabalho, renda e divisas em situações adversas. Paulo Gustavo afirma que cajucultura tem passado por crises, mas a redução da área colhida no Piauí tem sido atribuída ao longo período de estiagem. Para ele, as ações institucionais para o desenvolvimento da cajucultura têm sido pontuais e desarticuladas, e as pesquisas, geralmente, desconsideram o contexto socioeconômico e ambiental da região produtora.





Comentários