Indústria indiana busca expandir área com cajueiro

Num momento em que a indústria indiana de processamento de castanha é fortemente dependente da importação de matéria prima dos países africanos, Karnataka, um dos principais estados produtores de castanha da Índia, precisa desesperadamente expandir o cultivo do cajueiro no Estado, de acordo com Prakash Kalbavi, ex-presidente da Associação dos Processadores de Castanha de Karnataka.

Falando num encontro organizado pela Câmara de Comércio e Indústria de Kanara (KCCI), ele afirmou que Karnataka colhe cerca de 70 mil toneladas de castanhas por ano. Para atender a demanda da indústria de processamento no Estado, o setor é fortemente dependente da importação de castanha in natura.

Afirmando que há uma necessidade de aumentar a produção de castanha, Kalbavi disse que o Estado tem que tomar a iniciativa adequada se quiser crescer. Afirmando que as exportações de amêndoa de castanha de caju da Índia estão em declínio, acrescentou que o consumo doméstico anual está crescendo a uma taxa de 7-8%.  Não há excedente para exportar. Atualmente, o país processa cerca de 1,7 milhão de toneladas de castanha de caju por ano. (Fonte: The Hindu - BusinessLine)

Comentários