Governo da Tanzânia compra toda a produção nacional de castanha

Áreas produtoras de castanha na Tanzânia
O Presidente da Tanzânia, John Magufuli, ordenou a compra de toda a produção de castanha da presente safra daquele país, depois que os comerciantes se recusaram a pagar aos agricultores o preço estabelecido pelo Governo. O chefe de Estado ordenou a compra da produção pelo exército da Tanzânia ao preço de 3.300 xelins tanzanianos (1,28 euros) por quilo, muito acima do preço que os comerciantes estavam dispostos a pagar.

Em outubro, Magufuli decretou a duplicação do preço da castanha, antes fixado em 1.500 xelins (0,58 euros) por quilo e que, segundo os agricultores, não cobria os custos de produção. Contudo, os comerciantes recusaram-se a ajustar esse preço, o que motivou a decisão do chefe de Estado.

Atualmente a castanha de caju representa uma das principais culturas de exportação da Tanzânia. O governo tanzaniano prevê uma produção nacional de 210.000 a 220.000 toneladas da castanha para o ano de 2018.

"Nós vamos comprar toda a produção, vamos procurar compradores e vamos consumir o que não puder ser vendido", assegurou o Presidente Magufuli, em comunicado. A decisão do Presidente do país foi criticada por empresários e pela oposição, que o acusam de ir contra a política oficial do Governo de liberalizar o comércio.


Comentários