Costa do Marfim quer aumentar o processamento de castanha

O processamento da castanha in natura continua sendo o calcanhar de Aquiles da Costa do Marfim; Maior produtor mundial de castanha de caju, somente cerca de 7% de sua produção é processada. Preocupado com a situação, o governo daquele país trabalha para ampliar a capacidade de processamento da indústria, estimado em 116.000 toneladas para o corrente ano.
Além disso, outras iniciativas estão em curso no país. Tendo em vista a profissionalização do setor, o Conselho de Algodão e Caju (CCA) - órgão regulador, oferece apoio em termos de equipamentos para as organizações interprofissionais agrícolas. Seus membros recebem treinamento relacionado às boas práticas de produção, conservação e preservação da qualidade de castanha in natura.
Foram criadas também estruturas promocionais e de cooperação internacional, como o Conselho Consultivo Internacional do Caju (CICC) e o Salão Internacional de Equipamentos e Tecnologia de Processamento de Cajus (SIETTA), cuja 3ª edição está programada para 8-10 de novembro próximo em Abidjan, capital do país.

Comentários