Comemora-se hoje o "Dia do Caju" no Ceará

Comemora-se hoje em todo o Ceará o “Dia do Caju”. A data faz parte do Calendário Oficial do Ceará e foi escolhida em razão de neste dia, em 2012, a empresa Cione, à época umas das grandes exportadoras de amêndoa de castanha de caju do estado, comemorava 50 anos de existência. 
Antecipando-se à data, o Museu do Caju, em Caucaia, promoveu neste domingo uma intensa programação cultura e recreativa. 
Momento para refletir sobre os avanços e retrocessos que esta atividade, outrora tão pujante, tem vivenciado nas duas últimas décadas. Reitero o que postei há algumas semanas neste Blog: "...sem a união dos diversos segmentos que integram a cadeia produtiva do caju, será extremamente difícil virar o jogo. Em resumo: o agronegócio caju brasileiro precisa de uma instituição forte, não chapa branca, com poder de pressão, sem viés ideológico e coloração político-partidária, que una (e reúna) a cadeia produtiva como um todo. É o primeiro passo". Para quem vive ou sobrevive desta atividade, todo dia é dia do caju.

Comentários