Agronegócio caju: propostas inovadoras


Publicado em 2008, mas bastante atual, disponibilizamos hoje aos leitores do Blog o livro "Agronegócio do caju no Ceará: cenário atual e propostas inovadoras", que tem como autor principal o economista Francisco Mavignier Cavalcante França, Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente e técnico do Instituto Centec.

Este estudo visa identificar os processos produtivos, as rotas tecnológicas adotadas, os sistemas de gestão, os mecanismos de mercado e as atitudes dos produtores e das instituições que estão impactando, de forma positiva ou negativa, a cadeia produtiva do caju.

Em resumo, configura-se como um guia para orientar a boa governança, a partir de um marco referencial centrado no Pólo Pacajus-Horizonte, apresentando a situação atual e a desejável para o desenvolvimento sustentável dessa sub-região. Esse marco referencial foi elaborado por meio de uma série de sondagens de campo, seminários, visitas técnicas e discussões com todos os perfis de atores da cadeia do caju, além de uma ampla pesquisa bibliográfica sobre as temáticas estudadas.

Clique aqui para baixar a publicação, também disponível no site do Instituto Caju Brasil.


Comentários