Frente parlamentar para a cajucultura cearense



A criação de uma frente parlamentar em defesa da cajucultura cearense foi uma das propostas apresentadas na audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa, por meio das comissões do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido e de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, na tarde desta terça-feira (27/08). Durante o encontro, foi debatida a importância da cajucultura para a economia do Ceará e o incentivo à sua produção (Foto: Bia Medeiros).

O deputado Romeu Aldigueri (PDT), autor do requerimento,  informou que pretende começar, ainda esta semana, a coleta de assinaturas junto aos outros 45 deputados para a implantação da frente parlamentar. O parlamentar lembrou que caju, assim como a carnaúba no passado, gera milhares de empregos no interior do Estado. No ano passado, de agosto a dezembro, foram mais de 150 mil empregos, entretanto ressaltou que a produtividade do caju vem caindo. O estado chegou a ter 10 indústrias de beneficiamento de castanha de caju hoje são apenas três, citou. Ele ressaltou que é fundamental a mobilização da sociedade e para apoiar a retomada desse segmento da economia.

Romeu Aldigueri disse que também já entrou em contatdo com deputados federais com o objetivo de movimentar a bancada cearense no Congresso Nacional, em Brasília, para tirar do papel o Fundo de Apoio à Cultura do Caju (Funcaju), criado pela ex-presidente Dilma Rousseff, em 2013. Segundo ele, o mais difícil já está feito, que é a Lei Federal 12.834, de 20 de junho de 2013, que criou o Funcaju. "O que nós precisamos agora é implementá-la, regulamentá-la, e fazer com que órgãos como o BNDES e BNB possam criar linhas de crédito para o produtor de caju, fundamental para que o setor possa se desenvolver", afirmou (Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa)

Comentários