Acre comemora produção de cajueiro anão




O prefeito do município acreano de Sena Madureira, Mazinho Serafim, por meio da Secretaria de Produção do município, em parceria com a produtora rural Rosaria Moreira Mandrotti, comemora a realização de um experimento intitulado Avaliação Agronômica e Adaptabilidade de clones de caju anão precoce. Cerca de 20 hectares de diferentes clones de cajueiro foram plantados no Ramal Cacirian, situado no quilômetro 15 da BR-364, no mês de novembro de 2017 e já começam a apresentar os primeiros resultados.
Mazinho comemora o sucesso da produção. “Começamos a colher os frutos do que fora plantado no início de nossa gestão, com a parceria entre a prefeitura a Secretaria de Produção e os produtores de nossa cidade. Tínhamos o sonho de fazer um grande plantio de cajueiro anão e plantamos 6 mil pés do fruto em mais de 23 hectares de terra. Queremos plantar ainda mais e usar pelo menos 200 hectares no plantio de frutas para beneficiar a economia de Sena Madureira”, garante.

O projeto é acompanhado pelo Engenheiro Agrônomo Cristhyan Carcia. Segundo ele, “o projeto tem como objetivo verificar quais dos clones irão apresentar maior produtividade e resistência a pragas e doenças na região do Purus”, explica. Os resultados alcançados até o momento indicam que dois dos clones testados estão se desenvolvendo acima da expectativa e já se encontram na 2° safra. “Aos 10 meses de plantio já tivemos uma produção significativa, o que chamou atenção de alguns produtores”, diz o engenheiro agrônomo.

Agora, a expectativa é que a partir da 5° safra, o produtor tenha uma produtividade de uma tonelada de castanha e nove toneladas de polpa por hectare, com uma renda de R$ 17.500 em média (Fonte: ac24horas).

Comentários