Explicando o "travo" do caju

Dentre as muitas perguntas que chegam ao Blog da Cajucultura, uma que se repete é: "- Por que existem cajus que são travosos? Podemos identificá-los?"

Bem, antes de tudo é importante dizer que essa sensação de “travar” ao se mastigar o caju deve-se a uma propriedade que alguns pedúnculos possuem, denominada de adstringência. Por sua vez, a adstringência é consequência da presença de substâncias conhecidas como taninos, que ao se juntarem com a saliva, dão a sensação de secura na boca. 

Quando se trata de pedúnculo de cajueiro comum, geralmente não é possível identificar, somente pela aparência, se o caju é adstringente (travoso) ou não. Entretanto, ocorrem exceções, como é o caso do caju-banana, que geralmente possui alto teor de taninos, sendo conhecido pela sua forte adstringência.

Hoje, graças às pesquisas em melhoramento genético do cajueiro, por ocasião do processo de seleção efetua-se a análise dos teores de taninos dos pedúnculos, tornando possível saber se os pedúnculos de um determinado clone são adstringentes ou não. 

Comentários