Cajueiro no sistema ultra adensado?

Cajueiro ultra adensado no Sul da Índia.
Você já ouviu falar em UHDP no cajueiro? É muito provável que não. Na realidade, UHDP é a sigla em inglês para "Ultra High Density Plantation", que traduzindo para o nosso velho e bom português seria algo como "plantio ultra adensado". Na Índia e no Vietnã existem algumas iniciativas neste sentido, tanto em nível experimental como comercial, com resultados bastante promissores. 

O plantio ultra adensado, uma tendência na moderna fruticultura, consiste no emprego de uma população de plantas com espaçamentos de 3m x 2m,  4m x 3 m, com populações que atingem a mais de mil plantas por hectare. Tudo isto, é claro, com o suporte tecnológico da fertirrigação, poda, adubação foliar e o manejo racional de pragas e doenças.

No vídeo que disponibilizaremos amanhã (quarta-feira) no Canal da Cajucultura, apresentaremos os resultados de um trabalho sobre o plantio ultra adensado em cajueiro no Sul da Índia. Vale a pena assistir e conhecer o que os indianos estão fazendo nesta área.

No Brasil, por meio da Embrapa Agroindústria Tropical, existem trabalhos de pesquisa em andamento sobre este tema que oportunamente divulgaremos neste Blog.

Comentários