Cardeal: embalagens premiadas


A agência de design e branding cearense Abracadabra ganhou mais três troféus do Brasil Design Award, todos de bronze. Na categoria Design de Embalagens, os projetos premiados foram criados para Cardeal Alimentos e Pomar.

A Cardeal, com sede em Pacajus (CE), é uma empresa de alimentação, focada em produtos feitos a partir da castanha do caju. De acordo com a sócia fundadora da Abracadabra, Monike Oliveira, “essa cultura transcende os aspectos relacionados apenas à gastronomia e fazem parte do imaginário artístico popular. Era natural, então, imaginarmos as embalagens da Cardeal como uma expressão da riqueza cultural de um povo. Cultura dentro e fora da embalagem. Nosso objetivo, desde o princípio, foi conquistar as pessoas através da emoção. Acrescentar aspectos culturais e técnicas manuais é parte importante de nosso trabalho, que chamamos por aqui de “design soul made”.

Com o conceito criativo “Cultura para se ver, sentir e comer”, escolheram o bordado, técnica muito comum na região, como linguagem visual. Todas as ilustrações das embalagens foram desenhadas em tecido e bordadas manualmente, uma a uma, pela equipe de criação da Abracadabra, que se dispôs a aprender a técnica artesanal (Foto).

“As ilustrações feitas em bordado conferiram à embalagem um ar ao mesmo tempo sofisticado e artesanal. Um ar delicado, de ‘feito à mão’. As embalagens são carregadas de tradição e história, mas ao mesmo tempo, contemporâneas e universais”, reforça Monike. O novo projeto gráfico das embalagens fizeram parte de um processo de construção de uma nova identidade visual e posicionamento da marca Cardeal, que resultou também na mudança de seu logotipo.

Desde 2009 a Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) realiza o Brasil Design Award com o objetivo de reconhecer e destacar a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional. A cerimônia ocorreu no dia 20 de novembro, no Museu da Casa Brasileira em São Paulo (Com informações de Joelma Leal, Jornal O Povo).

Comentários