Cajuzinho do cerrado: espécie em extinção



Alguém aí conhece o “cajuzinho do cerrado”? Na foto, de Rafael Secunho/Brasília - DF,  vemos a colheita dessa delícia de fruta no município de Cavalcante, em Goiás. O cajuzinho do cerrado (Anacardium humile), também conhecido como cajuzinho do campo, é uma espécie que ocorre em campo sujo e cerrado, em vários estados brasileiros.

Assim como o cajueiro comum (Anacardium occidentale), o cajuzinho-do-campo também é um pseudofruto, sendo bastante consumido in natura e também sob a forma de sucos, doces e geleias. Quando fermentados, fornecem uma espécie de aguardente conhecida pelos índios como cauim. As castanhas são consumidas em forma de amêndoas, da mesma forma que o caju comum.

Bastante empregado na medicina popular, a infusão de suas folhas e da casca do caule subterrâneo é utilizada para curar diarreias. A infusão das inflorescências, segundo a crença popular, é utilizada para combater a tosse e baixar o nível de glicose nas pessoas diabéticas.

Por ser uma espécie rasteira, é mais suscetível à ação do homem e do fogo, encontra-se na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Comentários