Verruga das folhas do cajueiro


Muitos dos nossos leitores certamente já viram folhas como as que apresentamos na imagem acima (Foto: Lindemberg Mesquita). Contudo, provavelmente poucos sabem que essas verrugas são decorrentes do ataque de uma praga vulgarmente chamada de cecídia (verruga) ou galha-das-folhas-do-cajueiro.

A fêmea faz a postura internamente no tecido vegetal. Como reação da planta, ocorre a formação de verrugas ou galhas, onde vivem as larvas de cor amarelada e sem pernas. Há uma clara preferência pelas folhas arroxeadas, ricas em antocianina. Folhas severamente atacadas chegam a secar e cair, provocando desfolha.

Em plantas novas, o ataque dessa praga pode prejudicar seu desenvolvimento normal. As maiores infestações ocorrem no período de brotação de novas folhas, especialmente no período chuvoso.

Comentários

Unknown disse…
Nos meus cajuiros tem ocorrido com frequência, como devo combatê-las. Obrigado Dalton
Vitor Oliveira disse…
Essas verrugas são decorrentes do ataque de uma praga vulgarmente chamada de cecídia (verruga) ou galha-das-folhas-do-cajueiro, cujo nome científico é Stenodiplosis sp. (Diptera, Cecidomyiidae). A fêmea faz a postura internamente no tecido vegetal. Como reação da planta, há a formação de cecídias, vulgarmente conhecidas como verrugas ou galhas, onde vivem as larvas de cor amarelada e sem pernas. Há uma nítida preferência pelas folhas arroxeadas, ricas em antocianina. Folhas severamente atacadas chegam a secar e cair, provocando desfolha. Em plantas novas, o ataque dessa praga pode prejudicar seu desenvolvimento normal. As maiores infestações ocorrem no período de brotação de novas folhas, principalmente em período chuvoso.