Processamento de castanha na Índia: um ambiente desafiador

As exportações indianas de amêndoa de caju, apesar do crescimento da demanda global, têm tido uma tendência de queda nos últimos cinco anos, impulsionadas pela intensa concorrência do Vietnã. Enquanto as exportações indianas de caju registraram um declínio marginal a uma taxa de 3% entre 2012 e 2017, as exportações do Vietnã cresceram a uma taxa de 10% durante o mesmo período. O custo de produção mais baixo, auxiliado por um maior grau de mecanização e custos de mão-de-obra mais baratos, ajudou os processadores vietnamitas a se tornarem mais competitivos no mercado global.
“Nos últimos anos, o Vietnã vem ganhando participação às custas da Índia no mercado de exportação, e o crescimento dos processadores indianos está restrito em grande parte ao mercado doméstico. O governo protegeu a indústria doméstica por meio de taxas de importação de 45% sobre a amêndoa de caju, o que sustentou um preço doméstico mais alto, resultando em processadores indianos cada vez mais focados no mercado doméstico ”, disse R Srinivasan, vice-presidente assistente e chefe de classificação da Mid-Corporate, ICRA Ltd.

Em termos quantitativos, a produção mundial de castanha de caju, liderada pelo Vietnã e Índia, cresceu a uma modesta taxa anual de 4% nos últimos cinco anos, impulsionada pelo crescente consumo no varejo por grandes consumidores como Índia, Europa e América do Norte. Quanto à Índia, registrou um crescimento mais forte do que o resto do mundo, e continua, de longe, a ser o maior mercado para amêndoa de castanha de caju, apoiado por seu uso em doces e salgadinhos tradicionais. Apesar dos elevados níveis de preços nos últimos anos, a demanda tem se sustentado e a tendência de crescimento na demanda doméstica e global deverá continuar avançando.


Comentários