O potencial do caju para a redução da pobreza

Os bens produzidos na África e importantes para o comércio internacional foram organizados desde o início, principalmente a partir de uma perspectiva econômica colonial e, mais tarde, como resultado de vários acordos internacionais sobre commodities nas chamadas organizações de mercadorias. No setor agrícola, isso estava relacionado a culturas de exportação, como cacau, café, algodão e borracha. Uma das mais antigas dessas organizações é o ICAC (International Cotton Advisory Committee), o International Cotton Committee, fundado em 1939. O ICAC tornou-se uma plataforma internacional para todos os países produtores e um ponto de referência para estatísticas, informações e análises sobre o setor do algodão. Estas são organizações intergovernamentais, cujos membros são os respectivos países produtores e, em alguns casos, também países consumidores. Seu objetivo é publicar informações sobre as matérias-primas agrícolas individuais, a fim de promover o comércio.  O objetivo do CICC é tornar-se uma referência e plataforma para o setor ainda jovem do caju. No entanto, com a diferença de que o CICC é uma iniciativa de atores africanos baseados na Costa do Marfim com o objetivo de promover e representar esta matéria-prima cada vez mais economicamente importante para a África a partir de Áfric
a. E não como algodão (ICAC) de Washington ou café (ICO) e cacau (ICCO) de Londres.
O setor do caju tem a peculiaridade de ser um setor muito jovem, que só ganhou importância na era pós-colonial na África e, portanto, ainda é muito pouco organizado. O setor deve agora ser moldado em conjunto e de uma perspectiva africana. Em contraste com outras organizações que foram vistas como plataformas de informação puras quando foram fundadas, o CICC tem a pretensão de ser mais do que apenas um fórum que simplifica o comércio com os países industrializados. O CICC se vê como uma plataforma política e persegue um interesse pela política de desenvolvimento.
No preâmbulo da Convenção que estabelece o CICC, os Estados membros reconhecem o potencial do caju para a redução da pobreza e a criação de perspectivas nos Estados membros. Os Estados signatários também acolhem "o trabalho pioneiro dos parceiros de desenvolvimento técnico e financeiro na cadeia de valor do caju e proclamam sua vontade de abraçar as conquistas para melhorá-los". O objetivo do CICC, de acordo com a Convenção que o estabelece, é: promover a cooperação e coordenação entre os Estados Membros em todas as áreas da cadeia de valor do caju.

Comentários