O "ouro cinzento": caju, não apenas uma noz



Uma em duas castanhas de caju produzidas no mundo vem da África, tornando o continente o maior produtor mundial de castanhas de caju na atualidade, produzida em grande parte por 1,5 milhão de pequenos agricultores. A agricultura desempenha um papel particular na África. Dois terços da população africana estão empregados na agricultura, tornando-se o maior empregador do continente. A maioria dos países africanos de hoje enfrenta o desafio de tornar o setor agrícola sustentável e adequado para o futuro. Sua importância consiste em oferecer perspectivas às populações rurais e, sobretudo, aos jovens, que representam mais de 60% da população africana.
A produção e processamento de castanha de caju na África cria tais perspectivas. Apelidado de "ouro cinza", o caju está se tornando cada vez mais proeminente e é visto em muitos países como uma "arma milagrosa" devido ao seu potencial diversificado. Dado que a mudança climática progressiva está forçando muitos agricultores, especialmente na região do Sahel, a abrir novos caminhos, o cajueiro é ideal para se adaptar à mudança climática. O aumento dos períodos de calor e seca nessas áreas dificulta o cultivo tradicional da mangueira e, como tal, o caju oferece a esses pequenos agricultores uma alternativa inovadora e orientada para o futuro. A cultura também oferece um grande potencial para o desenvolvimento de seu processamento local, que gera inúmeros empregos. Além disso, o caju como produto de exportação oferece uma conexão com o mercado internacional.
No entanto, este setor jovem, mas promissor, é atormentado por uma série de desafios. Os pequenos agricultores e processadores são mal organizados, as associações e cooperativas praticamente não existem ou carecem de capacidades financeiras e humanas. Além disso, a maioria dos países não apoia ou apenas ocasionalmente apoia o caju com iniciativas políticas, regulamentos e programas de apoio.
Os governos dos países produtores estão cada vez mais conscientes do potencial do setor do caju. Isto levou à criação do Conselho Consultivo Internacional do Caju, CICC, na Costa do Marfim em 2016. Pela primeira vez, uma organização de commodities agrícolas foi fundada por iniciativa dos países africanos produtores. O objetivo é moldar e promover conjuntamente o setor através do intercâmbio e fornecimento de análises e informações. Essa jovem organização enfrenta o desafio de provar se é a resposta política correta a um setor dinâmico promissor (baseado no artigo de Maria Schmidt, GIZ-ComCashew).

Comentários