Programa da cajucultura no Ceará

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), lança oficialmente, nesta quarta-feira, dia 23, em solenidade no município de Ocara, o Programa de Revitalização da cajucultura 2012
Dentro deste projeto, a SDA vai fazer a substituição de 6 mil hectares de copa improdutivas por mudas de cajueiro anão-precoce, beneficiando 1071 produtores cearenses.
Ao todo serão investidos R$ 3 milhões de reais na substituição das copas improdutivas em 61 municípios das Regiões Metropolitana de Fortaleza, Litoral Oeste, Sobral e Ibiapaba, Sertão dos Inhamuns, Sertão Central, Litoral Leste e Vale do Jaguaribe. A substituição de copa diminui o porte da planta, facilitando a colheita do caju e aumentando a produtividade em até 400%.
Em Ocara, haverá visita técnica a uma plantação de caju, beneficiada pelo projeto substituição de Copas, na qual os técnicos poderão constatar os resultados do investimento do Governo do Estado no plantio do caju anão-precoce.
Segundo José de Souza Paz, assessor técnico do Núcleo de cajucultura da SDA, esse trabalho faz parte da política de revitalização da cajucultura no Ceará. “A substituição das copas vai garantir aos produtores maior qualidade na comercialização do caju, tanto para o consumo próprio como para o mercado interno” afirmou.
Além do lançamento do projeto, o governador beneficiará três associações comunitárias dos municípios de Ocara, Choró e Canindé com a entrega de máquinas batedeiras de mamona para aumentar a produtividade da oleaginosa no Ceará.
Ainda durante a solenidade, serão entregues duas casas de farinha para comunidades localizadas nos municípios de Horizonte e Amontada, cujo investimento é de R$ 100 mil, beneficiando 125 famílias.

Comentários