"Os amendoins já não custam peanuts"

“Os amendoins já não custam ‘peanuts’”. Esta é a primeira frase do artigo do “Financial Times” sobre o preço dos amendoins. Amêndoa de castanha de caju e nozes estão também em preços recorde. Estes aperitivos nunca foram tão caros.
Os preços do amendoim dispararam 60% na Europa, o maior importador da matéria-prima. Já nos Estados Unidos, comprar amendoins custa, agora, três vezes mais do que no início do ano.
As principais regiões de produção do amendoim sentiram, este ano, uma seca severa, o que prejudica o desenvolvimento do produto, já que ele precisa de humidade no solo em que é plantado, como explica o "Financial Times". A oferta deslizou na Índia, na Argentina e nos EUA.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos indica que a produção norte-americana de amendoins vai cair 12% este ano, o que deverá levar os inventários da matéria-prima para os níveis mais baixos em 14 anos. Menos oferta leva a aumento dos preços.
O “Financial Times” falou com operadores que esperam que o preço permaneça elevado nos próximos meses. E, apesar de a produção poder vir a ser compensada, os preços não deverão sentir um efeito de queda acentuada.
De acordo com a publicação, a amêndoa de castanha de caju está a ser negociada nos 4,55 dólares por libra-peso, o que é mais de 60% superior ao preço praticado há um ano. Já as nozes com casca registaram uma subida de 43% dos seus preços num ano.(Negócios online)

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.