Dia de Campo na TV apresenta a certificação para caju orgânico

O tema principal do Dia de Campo na TV desta semana é Certificação participativa de caju orgânico de base familiar. O programa vai ao ar no dia 6 de janeiro pelo Canal Rural (Net/Sky) a partir das 9h e reprise às 15h. E no dia 8, às 8h, pela NBr (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise na quarta-feira, às 9h10, e na sexta, às 16h.
Cada vez mais o mercado se interessa por produtos mais saudáveis, socialmente justos e que não agridam o meio ambiente. Para garantir uma melhor aceitação, credibilidade e preço de mercado faz-se necessária a certificação, que pode ser para mercados locais, regionais, nacionais e  o internacional. Pensando nisso, desde 2007 a Embrapa Agroindústria Tropical desenvolve um projeto de certificação participativa da produção de caju para agricultores familiares do município de Barreira, um dos maiores produtores de castanha de caju do Ceará.
A certificação participativa é uma ferramenta que leva em consideração três fatores: a responsabilidade solidária, o cumprimento das normas de certificação e a organização/mobilização social. Voltada aos pequenos agricultores familiares, que não tem como arcar sozinhos com o custo de uma certificação externa, ela é feita de modo associativo. Ou seja, em vez de um único produtor ter sua propriedade certificada, todos os associados são certificados e as inspeções são realizadas por amostragem. Os pequenos produtores que recebem o selo passam a dispor de uma série de benefícios, como maior agregação de valor aos seus produtos e a possibilidade de entrar no rentável mercado de produtos orgânicos, que se encontra em franca expansão. Segundo o analista da Embrapa Agroindústria Tropical, Ênio Girão, essa experiência pode ser reproduzida nas demais regiões produtoras de caju do Brasil.
O Dia de Campo na TV sobre Certificação participativa de caju orgânico de base familiar foi produzido pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Como sintonizar o DCTV:
Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica) - sexta-feira a partir das 9h
NBR (TV do Governo Federal, Saiba como acessar) - domingo às 8h, com reprise quarta-feira, às 9h10 e sexta-feira, às 16h.
Outras emissoras que transmitem o DCTV:
TV Educativa de São Carlos/SP (canal 48) - quinta-feira, às 18h
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) - quinta-feira, às 20h e sábado, às 11h
TV Itararé Campina Grande/PB - sábado, às 8h
TV Agromix, www.agromix.tv <http://www.agromix.tv/>  , diariamente
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas por telefone (61) 3448-4236 / 3340-9999 ou pela Livraria Embrapa - http://www.embrapa.br/liv <http://www.embrapa.br/liv>  . No site http://www.embrapa.br/diacampo <http://www.embrapa.br/diacampo>   você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Comentários