Cajucultura no ES

A grande novidade para a fruticultura em 2012 no Espírito Santo será o lançamento do Polo de Caju, localizado nos municípios de Pedro Canário e Conceição da Barra.
Segundo o secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, o Espírito Santo possui uma localização privilegiada e clima propício ao cultivo de várias frutas consumidas dentro e fora do Brasil. "Os investimentos tecnológicos e a criação de parques industriais, voltados à produção de polpa de fruta e suco, têm gerado bons efeitos na economia do Estado, como por exemplo, novos empregos e oportunidades para os pequenos produtores rurais", afirma Bergoli.
No total, são mais de 80 mil ha com fruticultura, com produção anual de 1,3 milhões de toneladas, gerando cerca de 60 mil empregos diretos e um lucro de R$ 600 milhões, em 2011. Foram adquiridas 425 mil mudas frutíferas, para dar continuidade ao fomento da fruticultura, para a consolidação dos 12 polos existentes, sempre obedecendo a critérios preestabelecidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Para a distribuição dessas mudas, a Seag adquiriu caixas plásticas do tipo hortifruti facilitando o escoamento da produção para outros mercados consumidores sem que haja perda do produto durante o transporte.
"A ampliação e consolidação dos Polos de Fruticultura é uma estratégia para a diversificação da produção e da renda no interior capixaba. O Governo do Estado investe na fruticultura porque é uma atividade que gera renda e emprego em pequenos espaços, e essa é a realidade para 80% de nossos agricultores, que são de base familiar e dispõem de pequenas glebas de terra para produzir", afirma Enio Bergoli.

Comentários