Produção da castanha de caju comprometida em Chibabava

O delegado do INCAJU em Sofala, Sifa Bernardo, disse que a sua instituição havia projetado a comercialização de perto de cinco mil toneladas no presente ano, mas o temporal que ocorreu há dias e as temperaturas baixas que precederam o vendaval estragaram grande quantidade da castanha de caju.
No ano passado, mais de cinco toneladas de castanha de caju foram comercializadas no distrito de Chibabava, tendo os produtores arrecadado mais de cem milhões de meticais.
Já no presente ano, Sifa Bernardo evitou lançar projeções quanto aos valores a serem arrecadados, mas a sua instituição havia estimado a comercialização de cerca de 4500 toneladas, o que poderá não se concretizar devido à situação acima referida.
O diretor provincial de Agricultura de Sofala, Miguel Coimbra, disse que apesar das adversidades os produtores devem redobrar esforços no sentido de produzirem mais. Afirmou que o Governo, através de vários programas, vem ajudando os camponeses e produtores da castanha de caju para aumentar a produtividade e a cadeia de valor.
Disse mesmo pretender que nos próximos anos Chibabava, em particular, e Moçambique, no geral, se torne no maior produtor da castanha de caju do continente.
Fonte: Notícias

Comentários

Este comentário foi removido por um administrador do blog.