Plano diretor de cajucultura para Moçambique

O Plano Diretor II do caju, lançado esta semana em Maputo, pretende fomentar a produção de castanha a fim de que o país dentro de nove anos atinja 200 mil toneladas, de acordo com o diário Notícias, de Maputo.
O documento aponta a continuidade das pulverizações em cerca de cinco milhões de plantas anuais, aumento de novos plantios e a introdução de novas tecnologias de produção.
Atualmente, a produção média de castanha é de 105 mil toneladas anuais, sendo grande parte da produção exportada in natura para países como a Índia, devido à incapacidade interna para o seu processamento.
Filomena Maiopué, diretora do Instituto Nacional do Caju (Incaju), indicou que o lançamento do novo plano-diretor abre uma nova etapa no campo da indústria de processamento, uma vez que além das pequenas fábricas, Moçambique pretende passar a apostar também nas médias empresas.
A ideia é, segundo Maiopué, alcançar-se pelo menos até 2020 uma capacidade interna de processamento de cerca de 100 mil toneladas, contra as atuais 38 mil toneladas. (macauhub)

Comentários