Medidas de incentivo à cajucultura no Ceará

O deputado Manoel Duca (PRB) anunciou, na tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão plenária da última sexta-feira (09/12), medidas que deverão ser tomadas pelo Governo do Estado para tornar o setor da cajucultura mais competitivo. Duca participou de audiência com o governador Cid Gomes, no último dia 30, e com representantes da cadeia produtiva do caju no Ceará. O presidente da Comissão de Agropecuária da Casa, deputado Hermínio Resende (PSL), também esteve presente à reunião.
Na audiência, conforme Manoel Duca, ficou estipulada a cobrança de um preço mínimo para o caju in natura, no valor de R$ 1,50. Ainda de acordo com ele, também ficou acertado que a importação do caju só poderá ser feita no período de entressafra, que acontece entre os meses de janeiro a agosto.
O deputado disse que outra medida será "vigiar o especulador, aquele que tem estoque de produção". A iniciativa, conforme frisou, evitará que os pequenos produtores sejam prejudicados. "Na audiência, sugerimos que o Governo faça um levantamento dessas pessoas", pontuou.
Segundo o parlamentar, foram estabelecidos, ainda, os pontos de compra do caju. "Além disso, o governador, junto com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, informou que dobrará os investimentos no setor da cajucultura", comentou.
Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) disse que o setor da cajucultura será mais valorizado com as medidas anunciadas. "Um das grandes resoluções foi terem estabelecido o preço mínimo de R$ 1,50 para a castanha", disse.
O deputado Hermínio Resende (PSL) elogiou o comprometimento do Governo do Estado "em duplicar os recursos para os investimentos no setor". Já o deputado Cirilo Pimenta (PSD) lembrou que a cajucultura emprega milhares de pessoas em todo o Estado. "Por isso é necessário o empenho e o esforço de todos para melhorar o setor produtivo", disse.

Comentários