Fatores climáticos afetam produção de castanha em Moçambique

A província de Nampula não vai atingir 56 mil toneladas de castanha de caju que havia previsto como meta global na presente safra devido, fundamentalmente, a fatores climáticos adversos ocorridos este ano.
Ventos fortes e chuvas acompanhadas de granizo, afetaram a floração do caju, segundo o delegado do Instituto Nacional do Caju, INCAJU, em Nampula, Emiliano Furede.
A comercialização da castanha de caju começou no dia 23 de outubro passado, e segundo o delegado do Instituto Nacional do Caju, até a semana passada, haviam sido comercializadas em toda a província de Nampula, cerca de 15 mil toneladas da castanha de caju, menos cinco mil em relação a igual período de 2010.
O Instituto Nacional do Caju, em Nampula, desenvolve  neste momento um programa específico de intensificação da produção e distribuição de mudas de cajueiros aos produtores, visando o seu fomento, ou renovação do parque cajuícola da província.
Emiliano Furede acrescentou que parte significativa dos cajueiros na província de Nampula é velha, daí que precisam de ser renovados e neste momento existem milhares de clones muito promissores, em termos de maior produção e produtividade.

Comentários