Criação do Fundo de Apoio à Cajucultura tramita no Senado

Tramita no Senado Federal o projeto de lei que cria o Fundo de Apoio à Cultura do Caju (Funcaju). Em discurso no plenário do Senado esta semana, o senador Ciro Nogueira (PP) destacou a importância do Fundo que vai permitir a modernização da agroindústria do caju e o aumento da produtividade do cultivo da fruta.
“Os benefícios para os estados produtores serão enormes e o Funcaju também vai fortalecer as exportações dos produtos extraídos do caju”, ressaltou.
Ressaltando a importância do fruto que serve de sustento para centenas de famílias brasileiras, Ciro falou sobre suas propriedades nutricionais e sobre o potencial expressivo para o cultivo e a exploração sustentada.
Segundo o senador muitas propriedades rurais do Piauí estão despertando para a importância econômica do cajueiro onde famílias e pequenas comunidades já se beneficiam economicamente da exploração sustentada do fruto.“Não é um simples extrativismo. São culturas sustentadas que seguem padrões de produtividade e uso racional dos recursos naturais. O caju proporciona uma grande diversidade de produtos: a castanha, a polpa, que é consumida ao natural e utilizada no preparo de geléias, sucos e doces, as passas de caju e a nossa tradicional bebida, a cajuína”, elencou.
Ele ainda citou as propriedades terapêuticas do caju reconhecidas em pesquisas da Embrapa, e de outros renomados institutos, como uma excelente fonte de vitamina C, fibras e compostos fenólicos. Ciro lembrou que as propriedades antioxidantes da polpa do caju atuam na prevenção de doenças degenerativas, como o diabetes, os problemas cardiovasculares e, em alguns casos, até mesmo com efeitos na prevenção do câncer.
“Sabe-se que o Sistema Unificado de Saúde, a fim de melhor definir a eficácia de espécies vegetais nos tratamentos de saúde, criou uma Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS, conhecida como RENISUS. É uma listagem de espécies vegetais com potencial fitoterápico e o caju figura entre as 71 espécies relacionadas”, reforçou.
Ciro ainda informou importante ato do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que aprovou, este ano, o Zoneamento Agrícola para a cultura de caju no estado do Piauí onde foram relacionados 79 municípios com condições climáticas e de solo favoráveis ao plantio do fruto.“São áreas consideradas de baixo risco e com alto potencial para a cultura. Outros 32 municípios foram classificados como áreas de médio risco para o plantio ou médio potencial. Como se vê, praticamente, a metade dos municípios do estado do Piauí tem condições favoráveis à cultura do caju”, considerou ele.
Por fim, o senador disse estar torcendo para que o Projeto que cria o FUNCAJU seja logo submetido ao Plenário.“O Piauí - que já produz de maneira sustentável um fruto gostoso, saudável e medicinal - poderá em breve, com a aprovação e efetivação do FUNCAJU, melhorar a produtividade de toda a agroindústria do caju.

Comentários