Cajumel fortalece agronegócio em Ocara, no Ceará

O município de Ocara, distante 96 quilômetros de Fortaleza, encerra neste sábado, 3, a sexta edição da Feira do Agronegócio do Caju e do Mel (Cajumel). Voltado para agricultores familiares e pequenos produtores rurais, o evento oferece capacitação, palestras, oficinas e seminários. A expectativa é que a feira movimente R$ 200 mil em negócios.
O objetivo é atingir os mais de 600 produtores envolvidos com a cajucultura e a apicultura no município, com ações de assistência técnica, acesso a crédito e novas tecnologias de produção, além de aproximar os pequenos produtores de empresas fornecedoras de máquinas, equipamentos e insumos.
De acordo com a articuladora do escritório regional do Sebrae em Baturité, Fabiana Gizele Moreira da Costa, a Cajumel já virou tradição no município, mas a cada ano busca trazer novidades. Em 2011, a feira teve 36 expositores, entre produtores de caju, de mel e toda a cadeia produtiva das duas atividades, incluindo restaurantes da região que foram capacitados em boas práticas de serviços de alimentação e elaboração de pratos a base de caju e de mel.
“Essas empresas fornecem merenda para as escolas da rede pública da região. Portanto, estamos promovendo também a inclusão do caju e do mel, dois importantes produtos econômicos do município, na merenda escolar. Ao mesmo tempo, surge assim um novo mercado para os produtores locais. A ideia é criar oportunidades de melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares de toda a região”, afirma Fabiana.
Outro destaque da feira, segundo a articuladora, é o seminário técnico sobre produção integrada da cajucultura e da apicultura, com utilização de novas tecnologias e de técnicas inovadoras. “A intenção do Sebrae é incentivar o fortalecimento dos dois setores e o aprimoramento de técnicas dos pequenos produtores. O município, apesar de pequeno – são cerca de 25 mil habitantes –, tem se destacado na produção, mas para que um salto de qualidade e quantidade aconteça são fundamentais a melhoria na estrutura e a profissionalização dos serviços”, explica Fabiana.

Comentários