Safra de castanha em Moçambique


Pelo menos 11 mil toneladas de castanha de caju do setor familiar poderão ser produzidas na presente safra agrícola em Cabo Delgado (Moçambique), segundo informações do INCAJU.  Em toda a província de Cabo Delgado, a cultura do cajueiro é praticada por 14 mil produtores, cerca de dois mil dos quais são mulheres.
O distrito de Nangade, maior produtor de castanha de caju em Cabo Delgado, vai contribuir com maior volume previsto,  sendo que o plano anual de 2011 refere-se a sete mil toneladas de castanha contra seis mil da safra passada.
O administrador de Nangade, Melchior Focas,  assegurou ao “Diário de Moçambique” que o aumento da produção em 2011, deveu-se ao maior empenho dos camponeses na pulverização dos cajueiros contra doenças e pragas, cujos custos são suportados pelo Governo. Foram pulverizadas mais um milhão e quinhentas plantas com gastos em produtos químicos disponibilizados gratuitamente pelo Governo para o combate ao “oidio" e outras doenças que atacam o cajueiro, responsáveis pelos baixos índices de produção de castanha de caju.(Diário de Moçambique)

Comentários