Enxofre pode combater o oídio do cajueiro

Preocupados com o estrago que o fungo oídio pode causar na cajucultura, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Ematerce solicitaram da superintendência do Ministério da Agricultura no Ceará, em caráter de urgência, autorização para o uso de enxofre no combate à praga. O produto ainda não tem registro, mas experimentos realizados pela Embrapa Agroindústria Tropical no Piauí e no Ceará demonstraram eficácia no controle da praga.
O temor é que no próximo ano o fungo oídio se espalhe e ataque de forma ainda mais drástica nos cajueiros no Estado, a exemplo do que vem ocorrendo neste ano nas áreas produtivas do Piauí. A praga é antiga, mas segundo o supervisor de fruticultura da SDA, José de Souza Paz, a partir de 2007 uma nova variedade da praga surgiu e está prejudicando a produção. "Se não adotarmos medidas concretas no próximo ano teremos um ataque mais severo com fortes prejuízos para o setor", alertou Paz.

Experimentos
Para a safra deste ano que está em colheita, quase nada há que se fazer. "A nossa preocupação é com 2012", reforça Paz. A Embrapa Agroindústria Tropical realizou neste ano e em 2010 experimentos numa fazenda no Piauí e em áreas de produção em Beberibe e Pacajus que foram acompanhadas por técnicos da Ematerce, com o uso de enxofre. O experimento apresentou resultados favoráveis. "É um produto natural, semi-orgânico que é potencialmente bom", disse Paz. A defesa técnica é evitar a expansão do fungo como se verificou no Piauí.
Nesta semana, representantes da SDA e da Ematerce apresentaram aos técnicos do Ministério da Agricultura, no Ceará, solicitação em caráter de urgência para o uso do enxofre no controle do oídio. A proposta será discutida no encontro que acontecerá no próximo dia 28, em Maceió, com a participação de técnicos da pasta. "Expusemos a nossa preocupação e apresentamos dados da pesquisa sobre a viabilidade do enxofre", contou. "Esperamos a sensibilidade do Ministério da Agricultura e a aprovação do produto para o controle do fungo oídio".
O técnico da Embrapa Agroindústria Tropical, Emilson Cardoso, é o responsável pelos experimentos do uso do enxofre no ataque ao oídio em áreas de produção no Piauí e Ceará. "Desde 2007, houve uma variação do fungo, uma nova espécie mais agressiva, que vem se alastrando desde o Piauí e já chegou à Bahia", explicou. "O enxofre é um produto natural que vem sendo usado com sucesso há mais de 20 anos nos cajueiros na África". Cardoso disse que o produto não traz dano para o meio e que diluído em água para pulverização é muito eficaz. "É apenas uma questão legal a utilização do produto porque tem de seguir as determinações da lei que trata dos agrotóxicos".
Emilson Cardoso prevê que em 2012 o ataque do oídio aos pomares de caju no Ceará pode ser devastador. "Não tenho a menor dúvida de que teremos problemas sérios econômicos e sociais", disse. Os técnicos orientam os produtores, que após a colheita da safra atual, deverão fazer os tratos culturais preventivos, poda, recolher e queimar galhos secos, folhas e frutos contaminados.
Aliado ao ataque do oídio, chuvas intensas que ocorreram em outubro, queda de temperatura no período da noite e ventos fortes contribuíram para uma frustração de safra para este ano.(DN)

Comentários