EBDA incentiva cajucultura para agricultores familiares

Fomentar o cultivo do cajueiro anão precoce como alternativa de geração de emprego e renda para agricultura familiar. Com esse objetivo, um Dia de Campo sobre cajucultura será realizado no próximo sábado (12), a partir das 8 horas, no Assentamento Rancho Alegre, município de Itapicuru.
Promovido pela Prefeitura Municipal de Itapicuru, em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), através do Centro de Formação de Agricultores Familiares do Território Semiárido Nordeste II (Centrenor) e das gerências regionais de Alagoinhas e Ribeira do Pombal, o evento divulgará os excelentes resultados alcançados no assentamento, onde o cajueiro anão precoce é cultivado há cerca de 10 anos.
A equipe do Centrenor da EBDA, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), fará apresentação de técnicas de cultivo do cajueiro: produção de mudas enxertadas, escolha e preparo do solo para plantio, espaçamento entre plantas, marcação, abertura de covas e plantio das mudas, tratos culturais e fitossanitários.
O município de Itapicuru é destaque no cultivo do cajueiro anão precoce, principalmente em áreas de assentamentos da Reforma Agrária. A demanda pelo caju in natura, por empresas de processamento de frutas, tem sido o principal elemento motivador do crescimento da cajucultura na região, chegando a atrair mais investidores que a tradicional citricultura.

Comentários