Começa o VIII Caju Nordeste

"Aproveitamento Integral e Sustentável das Potencialidades do Cajueiro". Esse será o tema central do VIII Caju Nordeste, que acontece em Beberibe, no Litoral Leste do Estado, a partir de hoje, indo até sábado, 26. Este ano, são aguardados cerca de 25 mil visitantes durante os quatro dias do evento.
Segundo o presidente do Instituto Caju Nordeste (entidade organizadora da iniciativa), Francisco Araripe Costa, um dos destaques é a programação técnica, que foi elaborada dentro da visão da sustentabilidade das propriedades rurais, com o aproveitamento integral das principais propriedades do cajueiro: a castanha, o pedúnculo do caju e a biomassa.
De acordo com Francisco Araripe, o encontro será oportunidade para se apresentar sobre o uso da madeira do cajueiro para fins energéticos, especialmente para a utilização por termelétricas. Ele lembrou que somente no Ceará existem 410 mil hectares de cajueiros plantados. Desse total, 350 mil são espécimes gigantes, com grande volume de biomassa, que pode ser usado para fins energéticos.
"Esses cajueiros foram plantados há mais de 20 anos e hoje há uma necessidade de renovação, com o plantio de espécimes que ofereçam maior produtividade e apresentem menos dificuldade para o manejo".
O evento tem uma programação diversificada, contemplando a feira de empreendedores do caju, agricultura familiar e atividades consorciadas, com exposição, demonstração e comercialização de produtos, serviços, máquinas e equipamentos agrícolas e industriais.
Além disso, serão oferecidos para os participantes uma extensão programação técnica, contemplando, sobretudo, a cajucultura na agricultura familiar, eficiência no manejo agro florestal do cajueiro, renovação de grandes pomares de cajueiro gigante improdutivos para aumento da oferta de castanha, pedúnculo e biomassa.
O encontro contará com a participação de representantes dos quatro principais produtores de caju no Nordeste: Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia. Além disso, também estão sendo aguardadas delegações dos países Timor Leste, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Venezuela, Colômbia e Bolívia. O Evento se inclui no calendário de eventos do Ceará, pela Lei Estadual N° 14.337/09.

Comentários