História da cajucultura piauiense vira livro

O Livro Cajuína apresenta o histórico da cajucultura piauiense, além das tecnologias e metodologias utilizadas na produção da bebida. A publicação tem como objetivo divulgar e dar visibilidade à cajuína, uma bebida que é típica do Piauí.
A cajuína é um dos principais produtos derivados do caju e hoje é considerada um dos símbolos do Piauí. Cantada na voz de Caetano Veloso ganhou visibilidade e hoje é apresentada no livro intitulado Cajuína – Informações técnicas para Indicação geográfica de procedência do Estado do Piauí, escrito pelo pesquisador da Embrapa Meio-Norte, José Lopes Ribeiro, que já está disponível no site da Embrapa Meio-Norte e que será lançado ainda este ano.
O Piauí é o segundo estado em produção de caju. Isso se deve ao clima e aos sistemas de produção usualmente empregados na cajucultura. O pedúnculo do caju (nome dado à parte colorida e com polpa) pode ser aproveitado das mais variadas formas desde o consumo in natura, preparo de diversos tipos de doces caseiros, confecção dos mais variados pratos à base de fibras do caju ou como tira-gosto.
A cajucultura no Estado está relacionada também ao aspecto social pela geração de emprego e renda para a população rural, principalmente no período da seca, onde acontecem as entressafas das culturas anuais, como o arroz, o milho, o feijão e a mandioca.
O Livro Cajuína apresenta o histórico da cajucultura piauiense, além das tecnologias e metodologias utilizadas na produção da bebida. A publicação tem como objetivo divulgar e dar visibilidade à cajuína, uma bebida que é típica Piauí, fazendo parte da cultura local e famosa pelo seu aspecto refrescante e por não possuir teor alcoólico.
A cajuína é o suco do caju puro, clarificado, sem adição de açúcar e conservantes. O produto é acondicionado em garrafas que são colocadas por um período de cozimento em banho-maria para o líquido adquirir uma coloração âmbar e um sabor característico, resultante da caramelização dos açúcares do próprio suco.
No livro o leitor tem a oportunidade de conhecer todo o processo da fabricação da cajuína, desde a plantação do pé de cajueiro, a colheita do fruto, extração, cozimento e engarrafamento da cajuína.

Comentários

Flavio Franca de Freitas disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.