Recomendações para o combate preventivo ao oídio do cajueiro

O oídio (Oidium anacardii) é uma doença que, até pouco tempo, era considerada secundária pelos produtores de caju. No entanto, nos últimos anos, ela vem provocando graves perdas para a cultura do cajueiro, afetando a produção da amêndoa e do pseudofruto (pedúnculo).  De acordo com o pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), Emilson Cardoso, o oídio está presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.
Para reduzir os danos causados pela doença, pesquisadores  estão realizando reuniões técnicas e divulgando ações emergenciais de prevenção. Os sintomas do oídio são: folhas maduras com pó branco ou acinzentado na face superior; folhas jovens com o mesmo pó, mas com deformações; superfície do pedúnculo jovem com aspecto grosseiro e pedúnculo maduro com cicatrizes e rachaduras que expõem um tecido de coloração esbranquiçada. Pode ocorrer ainda abundante produção de espuma no local afetado. As plantas em viveiros também podem ser atacadas pelo oídio.
Pesquisadores da Embrapa estão realizando reuniões técnicas para auxiliar os produtores a combater essa doença. Dois encontros foram realizados , nos municípios de Aracati (CE) e Acaraú (CE). As reuniões contaram com a presença de secretários municipais, técnicos extensionistas, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (DAS), agentes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), líderes comunitários e agricultores. Ao contrário do que vem sendo especulado, não há relação do oídio do cajueiro com o continente africano. “Não se pode afirmar que o oídio veio da África. Não há evidências científicas disso”, assegura Emilson Cardoso.
As recomendações emergenciais para a prevenção da doença são:
Pulverize as plantas preventivamente no início do ataque, empregando enxofre e água (caldo).
Repita as aplicações com intervalos de sete dias até a completa formação dos frutos.
A dose deve ser de 500-600g de enxofre por 100 litros de água e o volume da calda de 800 a 1000 litros por hectare.
Não associe óleos minerais ao produto ou à calda.
Mexa a calda constantemente e utilize-a no mesmo dia da preparação.

Comentários