Aguardente de caju

Produtores de castanha de caju no distrito de Mogovolas Moçambique) estão determinados a incrementar os volumes de produção daquela cultura estratégica para a economia, esses produtores pedem, para o efeito, apoio do governo no sentido de reforçar a disponibilidade de mudas de cajueiros para novos plantios.
Apesar de ser o maior produtor de castanha de caju ao nível da província nortenha de Nampula, que, por seu turno, é considerada a maior produtora da cultura ao nível do país, a ambição dos agricultores de Mogovolas não fica por ai. Na verdade, estão empenhados em incrementar ainda mais os atuais níveis de produção a fim de corresponder à crescente procura da castanha e do caju. Naquele região é feita a destilação de aguardente a partir do caju que conquistou o seu lugar no mercado, sobretudo urbano, que registra compras cada vez maiores nos últimos tempos. Por essa razão, o negócio aguardente é o que mais lucros gera comparativamente aos rendimentos que advêm da comercialização da castanha e da amêndoa de caju por parte de muitas famílias.
O custo médio da castanha de caju na região norte é de 34 meticais por quilograma (R$ 3,24) , sendo que este negócio desenvolve-se num espaço de três meses por ano. Nos restantes nove meses, as comunidades ficam com as atenções concentradas na destilação de aguardente cujo rendimento suporta o investimento das famílias na aquisição de moradia, compra de motos e de gado bovino para fomento e fins agrícolas.
O litro do aguardente de caju de primeira e segunda qualidades é comercializado, atualmente, a 100 e 25 meticais, respectivamente (R$ 9,00 e 2,25).

Comentários