Safra recorde em Guiné Bissau

Guiné-Bissau vai exportar este ano 174 mil toneladas de castanha, um recorde do principal produto do país e que deverá render 226 milhões de dólares, segundo a Comissão Nacional do Caju (CNC).
“No preço de exportação conseguimos atingir 1600 dólares por tonelada, embora a média esteja nos 1300 dólares”, disse o presidente da CNC, sublinhando que no ano passado Guiné-Bissau exportou 122 mil toneladas, um pouco mais em 2009, chegando às 135 mil toneladas, e não passando das 109 mil em 2008.
Na base do sucesso da presente safra estiveram os preços elevados, a fraca produção de outros países e a instabilidade na Costa do Marfim, o maior produtor de África.
A importância de um bom ano é fundamental para a Guiné-Bissau, um dos países mais pobres do mundo e cuja economia assenta essencialmente na castanha do caju. Por falta de capacidade e de investimentos no setor, a Guiné-Bissau exporta quase toda a castanha de caju in natura, já que nem 15% consegue processar.
Em declarações à agência noticiosa portuguesa Lusa, André Nanque disse que o país vai arrecadar este ano 14 milhões de dólares só em receitas alfandegárias com a exportação de caju, e que até dezembro deverá ter o Instituto Nacional do Caju. (macauhub)

Comentários