Serra do Mel

Os colonos da Serra do Mel iniciaram o trabalho de limpeza dos pomares de cajueiros das vilas do município, o que significa dizer que começa a corrida por mão de obra. Durante a safra do caju e da castanha, os colonos contratam até cinco mil pessoas de outras regiões. Atualmente, os colonos estão concluindo a produção de melancia.
O município, que foi projetado na década de setenta pelo então governador Cortez Pereira, tem hoje 10 mil habitantes residindo em 23 vilas, sendo uma administrativa e as outras 22 rurais. Cada vila tem uma área reservada para o plantio do cajueiro. Ao todo, atualmente existem aproximadamente quatro milhões de cajueiros, divididos em 1.196 lotes.
A produção anual de castanha varia conforme o inverno. Em 2009, a produção ultrapassou a casa das 20 mil toneladas de castanha e nove vezes mais este número de toneladas de caju. No caso do caju, a safra é praticamente toda desperdiçada. No máximo 10% são transformadas em suco de caju. O restante fica nos pomares servindo de adubo.
O vereador e produtor Euzébio Maia destaca que não é fácil aproveitar o caju. A castanha tem venda garantida. Porém, é preciso que exista mão de obra para trabalhar na colheita e uma indústria de beneficiamento para trabalhar em suco. No caso, havia uma indústria instalada no município em 2009, e neste ano o beneficiamento será na antiga fábrica da Maisa.
Como o inverno neste ano foi regular, os produtores esperam superar a produção de 2009. E os colonos já começaram o trabalho de busca por trabalhadores na região Oeste do Rio Grande do Norte e até no Alto Sertão da Paraíba para fazer a colheita. A temporada da produção de castanha e caju começa em setembro e vai até janeiro do próximo ano.

NA REGIÃO
A expectativa também é de boa produção na região Oeste, principalmente nas cidades de Campo Grande Upanema, Caraúbas, Apodi, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Portalegre. No caso do Alto Oeste, o município de Portalegre é o que reúne a maior concentração de produtores e tem uma unidade de beneficiamento de castanha e caju.(Jornal Defato)

Comentários