Distribuição de mudas em Moçambique

O Ministério da Agricultura de Moçãmbique está envidando todos os esforços com para elevar os níveis de produção e produtividade da castanha de caju, uma das maiores culturas de rendimento no país, tendente a responder aos desafios de luta contra o subdesenvolvimento no meio rural.
Os esforços consistem no incremento dos programas de produção e distribuição de mudas de cajueiros, incluindo o fornecimento de produtos químicos às comunidades, conforme explicou, em Nampula, Filomena Maiópue, diretora-geral do Instituto de Fomento de CaJu (INCAJU).
De acordo com aquela dirigente, o governo pretende, com esta medida, voltar atingir a proidução de 200 mil toneladas, alcançada em 1972 em que Moçambique se tornou no maior produtor daquela cultura de rendimento, em nível mundial.
No quadro destas medidas, o INCAJU passa a disponibilizar, anualmente, três milhões de mudas de cajueiros aos produtores, além de apoiar os produtores na aquisição dos produtos químicos e equipamentos para as atividades de pulverização, iniciada na safra 2009/2010.

Comentários